O Pinhão é a semente da árvore de Araucária (também conhecida como Pinheiro Brasileiro).
Ele é típico da região sul do Brasil e sua safra é no inverno, e se você não mora por aqui é bem capaz de não conhecê-lo ainda.
A semente é rica em proteínas, fibras alimentares e sabor.
Veja aqui: Receita de Entrevero de Pinhão!
TABELA NUTRICIONAL DO PINHÃO
Os benefícios nutricionais de 135g de pinhão seco são:
Calorias: 909 k calorias
Proteínas: 31g
Carboidratos: 18g
Gordura Total: 91g
Fibra: 5 g
Colesterol: 0 g
Sódio: 3 mg
Magnésio: 251 mg
Cálcio: 16 mg
Vitamina E: 9,33 mg
Vitamina B3: 4,387 mg
Açúcares: 3,59 g
Ferro: 5,53 mg
Como você pode conferir, o pinhão é um alimento que contém a maioria dos nutrientes vitais exigidos pelo nosso corpo. Ele também é uma boa fonte de zinco, vitamina B2 e potássio.
Como vimos na tabela nutricional, uma porção de pinhões tem até 5g de fibra, isso faz com que ele aja como um supressor de apetite, diminuindo a fome.
PREPARAÇÃO
O pinhão pode ser consumido de várias formas, as mais tradicionais são a cozida e a assada (no sul do Brasil também é comum a sapecada de pinhão).
O preparado dele é muito simples, você vai precisar de:
– 1 Kg de Pinhão
– 1 L de Água
– Sal a goto
1º – Coloque o pinhão na panela de pressão, com bastante água e deixe no fogo por aproximadamente 1 hora, abrindo de vez em quando para adicionar mais água.
2º – Quando os pinhões começarem a abrir as pontinhas, adicione o sal e deixe ferver sem a tampa por mais 20 minutos.
3º – Remova da casca e pode consumir.
Você pode consumir ele assim, sem nenhum tipo de preparo, mas se preferir incrementar mais, dá uma olhadinha nessa receita de Entrevero de Pinhão aqui!
MOTIVOS PARA INCLUIR O PINHÃO NA SUA DIETA
- Emagrece e ajuda na digestão: O pinhão contém ácido pinoleico que desencadeia a liberação de hormônios supressores de fome. E por ser rico em fibras, ajuda a melhorar a digestão.
- Bom para o coração e a pressão: É fonte de gorduras monoinsaturadas, que tem sido associados com níveis mais baixos de colesterol e um menor risco de ataque cardíaco. Além disso, é uma excelente fonte de magnésio e potássio, que são importantes para manter uma pressão arterial normal.
- Rejuvenesce: Ele é rico em antioxidantes e cobre, protege dos radicais livres e inibe o crescimento de células cancerígenas.
- Cuida da saúde dos olhos: O pinhão tem luteína, que é um antioxidante crucial para a prevenção de doenças oculares, como a catarata.
- Dá energia: Ele contém proteína e magnésio, que contribuem para melhorar os sintomas da fadiga e na liberação da tensão muscular.
- Fortalece a memória: É rico em vitaminas B1, B2 e B3 que são aliados no bom funcionamento do nosso sistema nervoso.
- Fortalece a imunidade: Os pinhões contém vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.